CITA-A

O Instituto de Investigação e Tecnologia da Agronomia e Meio Ambiente (IITAA) desenvolve trabalho de investigação com o objetivo de perseguir estudos em diversas áreas, como a caracterização / previsão do clima insular e os efeitos das mudanças globais em comunidades do oceano para os to... Ler mais »

PUBLICAÇÕES

Atlas do Ovócito e do Embrião Bovino

Agricultura e Produção Animal

+ Info

Referência

Antunes, G., Marques, A. Santos, P., Chaveiro, A. e Moreira da Silva, F. 2008. Atlas do ovócito e do embrião Bovino – Breves noções da fisiologia da reprodução em bovinos. Editado pela Editora Principia.(120 pp).

Resumo

As questões relacionadas com a biotecnologia animal, nomeadamente as ligadas reprodução, quer animal, quer humana, têm tido um impacto significativo nos fazedores de notícias, sobretudo depois da clonagem da ovelha Dolly e de todas as polémicas relaciona¬das com as implicações éticas deste tipo de estudo. A nível mundial, a evolução tecnológica no domínio da reprodução ocorre a uma velocidade vertiginosa. A manipulação reprodutiva é, independentemente de tudo o que se tem dito, uma ferramenta indispensável para o avanço científico em vários domínios. No campo da produção animal, a melhoria da eficiência das explorações de bovinos passa por um bom programa de reprodução e melhoramento genético, que hoje em dia só se compreende com o recurso aos avanços científicos no domínio da biotecnologia animal. Este livro, intitulado Atlas do Ovócito e do Embrião Bovino, fruto do conhecimento e do trabalho de investigação de uma equipa jovem e dinâmica liderada pelo Professor Dou-tor Joaquim Moreira da Silva, aborda aspectos da morfologia do sistema reprodutor femini¬no, da endocrinologia da reprodução em bovinos e das técnicas de reprodução assistida em bovinos, tornando acessível, num só documento, muitos destes conceitos. Escrito numa linguagem simples, sem no entanto perder o seu carácter científico, com uma profusa ilustração, quer em desenho, quer em fotografias de alta definição, des-tina-se a ser um manual de consulta para o grande público interessado na matéria e um documento importante no estudo da reprodução para os vários níveis de ensino.

Sexta, 01 Fevereiro, 2008

Equipa

Joaquim Fernando Moreira da Silva
Membro Integrado com contrato
António Eduardo Nobre Chaveiro
Investigador Colaborador (Antigo membro integrado)

    Ver todas as publicações

 
Web Development: Via Oceânica, 2009
English