IITAA

O Instituto de Investigação e Tecnologia da Agronomia e Meio Ambiente (IITAA) desenvolve trabalho de investigação com o objetivo de perseguir estudos em diversas áreas, como a caracterização / previsão do clima insular e os efeitos das mudanças globais em comunidades do oceano para os to... Ler mais »

PROJECTOS

Criação de Infraestruturas para a Determinação dos Fluxos de Azoto em Explorações de Bovinicultura Leiteira

Agricultura e Produção Animal

2005 - 2006

Resumo

A intensificaçõa da produção vegetal e animal verificada nas explorações forrageiras de bovinicultura leiteira causa, tal como acontece em outros sistemas agrícolas intensivos, efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente envolvente devido, entre outros factores, à utilização de elevadas doses de fertilizantes.
As culturas forrageiras em que assenta o sistema de bovinicultura leiteira, além da adubação mineral azotada que atinge valores compreendiso entre 200 e 300 kg N ha-1 ano-1, beneficiam ainda do azoto proveniente das excreções dos animais, podendo representar uma aplicação adicional de 400 kg N ha-1 ano-1.
Atendendo à necessidade de avaliar os riscos ambientais, pretende-se realizar trabalhos de quantificação das entradas, saídas e fluxos de azoto ao nível dos diferentes tipos de explorações açorianas e dos seus subsistemas animal e vegetal. 

COORDENADORES

Alfredo E. S. Borba
Diretor do IITAA

Equipa

Instituição Financiadora

Entidades Parceiras

DRCT

Prodesa

 

Ver todos os projectos

 
Web Development: Via Oceânica, 2009
English