IITAA

O Instituto de Investigação e Tecnologia da Agronomia e Meio Ambiente (IITAA) desenvolve trabalho de investigação com o objetivo de perseguir estudos em diversas áreas, como a caracterização / previsão do clima insular e os efeitos das mudanças globais em comunidades do oceano para os to... Ler mais »

MEMBROS


José Carlos Goulart Fontes

Investigador Colaborador (Outros)

Grupo de trabalho:Agricultura e Produção Animal
Morada:
CITA-A (Centro de Investigação de Tecnologias Agrárias dos Açores)
Universidade dos Açores
Rua Capitão João d'Ávila, São Pedro
9700-042 Angra do Heroísmo
Telefone: 295402420
Correio electrónico: jfontes@uac.pt

Perfil:

Hidrológica de superfície, com particular ênfase à quantificação e modelação do escoamento superficial, transporte de sedimentos e agro-químicos numa bacia hidrográfica tendo em conta os usos do solo. Dado que a precipitação oculta, em zonas altas é um factor importante para o balanço hidrológico, tenho quantificado e calibrado sistemas de medição desta componente para o balanço hidrológico.

Para além desta linha principal de investigação, tenho conduzido trabalhos para a quantificação do aumento de produção, em algumas culturas, com regas complementares nos Açores, estendendo a possibilidade de alertar os agricultores, pela implementação de estações de aviso, da quantidade e momento em que se devem fazer as regas de modo a reduzir as perdas de água. Por outro lado tenho a meu cargo uma rede de estação meteorológicas automáticas num total de 5, numa primeira fase para estudo da relação do ataque de pragas e doenças em fruteiras e numa segunda fase depois da calibração e validação de modelos servirem para estações de aviso aos agricultores.

Curriculo:

Download


Ver todos os membros

 
Web Development: Via Oceânica, 2009
English