IITAA

O Instituto de Investigação e Tecnologia da Agronomia e Meio Ambiente (IITAA) desenvolve trabalho de investigação com o objetivo de perseguir estudos em diversas áreas, como a caracterização / previsão do clima insular e os efeitos das mudanças globais em comunidades do oceano para os to... Ler mais »

PUBLICAÇÕES

As florestas da Macaronésia - O elemento insular na estruturação das florestas da Macaronésia.

Clima, Ambiente e Paisagem

Referência

Dias E., Elias R. B., Melo C. & Mendes C. 2007. As florestas da Macaronésia - O elemento insular na estruturação das florestas da Macaronésia. In: Silva J. S. (ed.), Árvores e florestas de Portugal – Vol. 6, pp. 15-48. Público, Comunicação Social, SA/ Fundação Luso-Americana/ Liga para a Protecção da Natureza.

Resumo

Meio ecológico insular e a origem das ilhas atlânticas; Biogeografia e povoamento natural das ilhas; Os trilhos da flora e o conceito de Macaronésia; A Macaronésia; A Madeira como centro da Macaronésia Terciária; O Atlântico como modelador das florestas da Macaronésia: o caso particular dos Açores; Os extremos climáticos como modeladores; As florestas Macaronésicas; As laurissilvas numa abordagem integrada; As durissilvas como os bosques de stress nos Açores.

 

Segunda, 01 Janeiro, 2007

Equipa

    Ver todas as publicações

 
Web Development: Via Oceânica, 2009
English