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O Instituto de Investigação e Tecnologia da Agronomia e Meio Ambiente (IITAA) desenvolve trabalho de investigação com o objetivo de perseguir estudos em diversas áreas, como a caracterização / previsão do clima insular e os efeitos das mudanças globais em comunidades do oceano para os to... Ler mais »

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Locais do inóspito: perspectivas de alunos dos Açores sobre grutas

Categoria: Palestras

Embora os Açores sejam uma região de origem vulcânica, com um vasto património natural de grutas e algares (271 cavidades inventariadas), são ainda largamente desconhecidas as perspectivas da população sobre tais espaços. Este trabalho procurou caracterizar as perspectivas de alunos a frequentar o ensino básico e secundário em ilhas onde existem grutas visitáveis no arquipélago. Para recolher os dados, foi utilizado um teste de associação livre de palavras, em que se pediu aos jovens para escreverem as primeiras palavras que lhes surgiam
quando pensavam em “Grutas”. Além desta palavra-estímulo, foi-lhes apresentado outro estímulo, “Ambiente”, e algumas perguntas de caracterização sócio-demográfica. O estudo revelou que as grutas, e o seu ambiente, não são completamente desconhecidas para os jovens inquiridos, que na sua maioria já tinham visitado pelo menos uma gruta nos Açores e gostariam de ter oportunidade de visitar mais. A visão dominante reflecte espaços inóspitos,
formados de rocha, escuros, húmidos, frios e maioritariamente inabitados. Porém, entre as espécies animais mais referidas pelos alunos contam-se os morcegos (que nos Açores não ocupam estes espaços), e com uma frequência muito menor, insectos, aranhas, ratos e ursos.
Não foram referidos os nomes das muitas espécies troglóbias características dos Açores, a sua flora bacteriana ou a riqueza de espécies de briófitos. Alguns alunos associam as grutas a actividades de mineração e outros ao turismo. Espera-se que a sensibilização da população estudantil para o património cavernícola existente na Região conduza à sua valorização e conservação, proporcionando novos espaços de fruição e conhecimento.


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